O Distrito Federal registrou queda no número de desempregados no mês de setembro. Essa queda se deve principalmente ao ingresso de 10 mil novos trabalhadores no serviço público, além da contribuição setores de serviços, comércio e construção civil.

Os dados são da última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), apresentada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), na manhã desta terça-feira (26).

A pesquisa mostra que, entre setembro de 2020 e o mesmo mês de 2021, os índices de desemprego passaram de 18,4% para 17,7%. Além do segmento da administração pública, que cresceu 5,8%, o da construção civil registrou aumento de 10,8% no número de contratações e do comércio e do setor reparação, de 7,6%.

A perspectiva é que o cenário melhore ainda mais nos próximos meses devido a ampliação da vacinação e a retomada gradual dos serviços.

Para o secretário de Trabalho Thales Mendes, a redução do desemprego ainda é pequena, mas faz parte do processo de reaquecimento da economia e mostra tendência de melhoria. “Com a proximidade do final do ano, as empresas se preparam para mais contratações que, mesmo que sejam temporárias, proporcionam aquecimento na economia no segundo semestre. Como consequência, há uma redução ainda maior da taxa de desemprego”, aposta o secretário.

0 Comments

Leave a Comment