Ibaneis lidera em todos os cenários

A pesquisa eleitoral que a Record TV levou ao ar mostra que o governador Ibaneis Rocha é o franco favorito nas próximas eleições, ganha em todos os cenários, com uma boa dianteira em relação a todos os candidatos. A informação oculta, que não foi ao ar, é que o segundo voto de praticamente todos os candidatos é majoritariamente para Ibaneis Rocha. Ou seja: se o candidato da preferência não concorrer, Ibaneis herda o voto e isso aumenta o favoritismo do atual governador.

Arruda, aliado importante

Nem mesmo a presença do ex-governador José Roberto Arruda abala a liderança de Ibaneis. O atual governador continua com vantagem, mesmo quando Arruda aparece na cartela. Mas o ex-governador, mesmo que não seja um bicho-papão, mostra força; se fechar um acordo, será importante aliado para Ibaneis na caminhada por uma reeleição.

Vantagem considerável

No primeiro cenário de pesquisa estimulada, Ibaneis (MDB) aparece com 28%, contra 17% de Arruda (PL) e 16% de Reguffe (União) – ou demais, juntos, têm 11%. É uma vantagem considerável, ainda mais se for levado em conta que quem está no poder sempre tem um desgaste maior. No cenário em que Rosilene (PT) aparece no lugar de Leandro Grass (PV), o resultado permanece o mesmo, considerada a margem de erro de três pontos.

Sem Reguffe, liderança cresce

Quando Reguffe sai da disputa, Ibaneis chega a 31% contra 20% de Arruda. Leila (PDT) aparece em terceiro, bem atrás, com 6%. Os demais, juntos, ficam com 9% dos eleitores. O resultado é semelhante em cenários com Izalci (PSDB) e Paula Belmonte (Cid).

Mais pesquisas à vista

A pesquisa feita pelo instituto Real Time Big Data, que ouviu 1500 pessoas, está registrada no TRE, e apresenta resultado semelhante a outra pesquisa feita para consumo interno de um partido político. Ainda esta semana deve ser divulgado resultado do Instituto Paraná – o favorito do presidente Bolsonaro – e na segunda-feira saem os números da ExataOP.

No Senado, números não batem

A pesquisa Real Time só não bate com as pesquisas que foram feitas para o Senado. Os números mostram um virtual empate entre quatro candidatos – Flávia Arruda (PL), Damares Alves (PRB), Reguffe (União) e Erika Kokai (PT) –, um cenário bem diferente de outras pesquisas que mostram boa vantagem de Flávia Arruda sobre os demais.

Apoio do governador

Flávia ainda tem uma vantagem adicional, que é o apoio explícito do governador Ibaneis Rocha, que tem chamado a deputada federal para todos os eventos e apoiado a candidatura dela ao Senado. Falando recentemente a uma série de pastores evangélicos, Ibaneis disse que Flávia “honrou o Distrito Federal como ministra de Estado e honra como deputada federal”; e que conta com ela para continuar trabalhando juntos.

Izalci x Paula, novo round

A disputa entre Paula Belmonte, presidente do Cidadania-DF, e Izalci Lucas, presidente do PSDB-DF, está esquentando. Paula quer ser disputar o GDF, numa chapa que ainda contaria com Reguffe e Paulo Roque (Novo), mas Izalci não abre mão da vaga. Nos resta aguardar o resultado da peleja.

O arco-íris das eleições

As eleições deste ano viraram um arco-íris partidário. Com a federalização, os partidos já nem sabem que cor vão usar nas propagandas. Um caso exemplar é o do PT. Com a escolha do distrital Leandro Grass (PV), candidato da esquerda ao Palácio do Buriti, o PT vai ter que guardar sua tradicional bandeira vermelha para adotar o verde do partido do Grass? Verde, aliás, é a cor dos Arruda (José Roberto e Flávia). Mas é bom lembrar que eleitor não é daltônico. Ibaneis Rocha segue com a mesma cor da eleição passada, o azul, aliás, a cor que marcou a carreira de Joaquim Roriz.

0 Comments

Leave a Comment