Mais uma história de abandono

Ao final de 2014, no apagar das luzes de Agnelo Queiroz (PT) no GDF, o então mandatário petista fez uma baita cerimônia para inaugurar o Albergue de Planaltina. O prédio, com dez galpões, deveria abrigar 500 pessoas pobres e moradores de rua. Não deu em nada. Rodrigo Rollemberg assumiu e abandonou o projeto. O albergue nunca abrigou um só indigente e nem vai abrigar; e Rollemberg deixou o prédio às moscas e aranhas.

Escolas no lugar das teias de aranha ​

Nesta quarta-feira (4), o governador Ibaneis Rocha (MDB) inaugurou o Centro Educacional Águas do Cerrado (Cedac). Sabe onde? No mesmo lugar do albergue abandonado de Planaltina. A mudança de destinação do espaço começou em julho de 2021, quando Ibaneis anunciou transformar os 10 inúteis galpões em duas escolas: o Cedac e o Centro de Educação Infantil Pipiripau – este, ainda em fase de finalização do projeto arquitetônico. Para a construção dessas novas escolas, Ibaneis destinou R$ 4 milhões.

Vagas para mais 1.600 alunos

As duas escolas vão atender 1.600 alunos, dos quais 900 vão estudar no Centro Educacional Águas do Cerrado. O Cedac está instalado em 4.000m² de área construída. Tem 16 salas de aulas, biblioteca, laboratórios de ciência e de informática, sala de vídeo, brinquedoteca, auditório, cozinha, refeitório e muito mais. Desta forma, ao invés de abrigar indigentes, o local vai formar crianças que, no futuro, não precisarão se abrigar em albergues.

Carona no caminhão do governador

A festa era de caminhoneiros e o governador Ibaneis Rocha, homenageado no evento realizado sábado passado (31). Chegou a caráter: dirigindo um caminhão Volkwagen novinho, acompanhado do distrital Valdelino Barcelos e da federal Celina Leão. O veículo chamou a atenção pelo tamanho. Era tão grande que muitas pessoas pagaram carona na boleia, muitos na esperança de ganhar uma carona também na próxima eleição.

Plano de saúde para Novacap

A Novacap comemorou o dia do trabalhador com um café da manhã para seus servidores na segunda-feira (2). A empresa que é responsável pela manutenção da área verde e das pistas da cidade, entre outras atividades, reuniu cerca de três mil trabalhadores e todos só tinham um comentário: a presença de um governador na empresa. Ibaneis Rocha cumprimentou os servidores e aproveitou para anunciar o plano de saúde para eles. O comentário geral é que ninguém se lembrava a última vez que a empresa havia recebido a visita de um governador.

Otimismo dos empresários

Representantes do Setor Produtivo continuam comemorando a sanção do novo texto da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). Presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido da Costa Freire aponta a segurança jurídica como o grande marco da revisão da lei, o que deve destravar ainda mais a emissão de licenças e gerar emprego, renda e a abertura de empresas. “Acreditamos que 10 mil empresas devem ser destravadas e mais 10 mil devem surgir com a regularização dessas áreas, totalizando 20 mil empresas”, calcula, otimista.

Adeus, crise

O Distrito Federal vem se recuperando rapidamente da crise financeira pós-pandemia. O comércio já aponta uma alta de quase 5% na comparação entre os meses de janeiro e fevereiro. Resultado das políticas de proteção do GDF.

Festa para concurseiros

O secretário de Economia, Itamar Feitosa, sempre trabalhou discretamente, mas foi um dos mais aplaudidos no evento em que o governador Ibaneis Rocha nomeou mais 283 servidores para as secretarias de Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania e da Mulher. Diante dos recém-nomeados, ele fez questão de se dirigir aos concurseiros: “O GDF está com 34 concursos em andamento”, anunciou. A turma presente se animou com tantas oportunidades. Segundo ele, só no ano passado, o GDF nomeou 4 mil aprovados.

0 Comments

Leave a Comment