Nesta quarta-feira (24), a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa aprovou o Projeto de Lei (PL) que assegura ao profissional tradutor e intérprete de Libras o acesso gratuito aos meios de transporte público e em estabelecimentos abertos ao público, quando estiver acompanhando pessoa surda ou com deficiência auditiva devidamente identificado. O PL é de autoria do deputado Iolando Almeida (PSC).

O relator do projeto, deputado Eduardo Pedrosa (DEM), argumentou que o texto visa garantir que pessoas com deficiência auditiva sejam acompanhadas por intérpretes e tradutores de Libras aonde forem.

O deputado Chico Vigilante (PT), criticou alguns termos utilizados no texto, como “acesso gratuito”. O parlamentar argumentou que “não existe gratuidade; nós estamos criando mais uma despesa e quem vai pagar a conta serão os usuários do transporte público do DF, já que vem na forma de tarifa ou será acrescentada na tarifa técnica, gerando mais dinheiro para as empresas de ônibus”, afirmou. Apesar da crítica, Chico Vigilante votou pela aprovação do projeto.

0 Comments

Leave a Comment