Nova pesquisa amplia vantagem de Ibaneis

O governador Ibaneis Rocha é o líder absoluto na disputa pelo GDF, se a eleição fosse hoje, com 41% dos votos, bem à frente do segundo colocado, José Roberto Arruda (PL), que teria 20,6%. O resultado foi aferido em pesquisa quantitativa contratada pela Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) junto ao Instituto Iveritas. Em terceiro lugar aparece o senador José Antônio Reguffe (União), com 9,5% das intenções de voto. Os demais candidatos, neste cenário, são: Leila Barros (8%), Leandro Grass (2%), Keka Bagno (1,3%), Rafael Parente (0,9%) e Lucas Salles (0,7%).

Eleitor aprova o governo

É mais um instituto que mostra a vantagem do governador sobre todos os adversários, mas com uma folga ainda maior em todos os cenários apresentados. A aprovação do governo Ibaneis atinge quase 60%, com o trabalho do governador sendo considerado bom e ótimo por 38% da população, com 32% de regular, o que cria um colchão muito confortável para Ibaneis.  O Iveritas ouviu 1.642 eleitores brasilienses de maneira presencial entre os dias 28 de junho e 1° de julho.

Sem Arruda, Ibaneis cresce

O instituto mediu ainda que quando Arruda sai da disputa o governador aumenta ainda mais a sua vantagem, chegando a 45,2% das intenções de voto, contra 11,7 % que dizem preferir votar em Leila Barros (PDT), seguida pela deputada Paula Belmonte, com 7,2%, e pelo senador Izalci Lucas (PSDB), com 4,3%, e Leandro Grass, 2,4%. Rafael Parente (PSB) aparece com 1,7%, seguido de Keka Bagno (Psol) com 1,4% e Lucas Salles (PDC), com 0,6%.

Confrontos diretos

O Iveritas não mediu um embate em primeiro turno sem Arruda e com Reguffe, mas fez uma sondagem de um embate direto entre Ibaneis Rocha e o senador, com boa vantagem do governador: 49,9% contra 23,4%. Ibaneis também venceria Arruda no confronto direto, de 49% a 29,5%. O atual governador, aliás, venceria a todos os adversários num eventual segundo turno.

Vantagem ampliada

Sem Reguffe e sem Arruda a vantagem de Ibaneis continua ampla. O governador teria 45,2% dos votos, contra 11,7% de Leila Barros, 7,2%, Paula Belmonte, 7,2%, Izalci Lucas, 4,3%, Leandro Grass, 2,4%, Rafael Parente, 1,7%, Keka Bagno, 1,4% e Lucas Sales, 0,6%.

Flávia lidera para Senado

Na disputa pelo Senado, a pesquisa encomendada pela ACDF dá ampla vantagem à deputada federal Flávia Arruda (PL). No primeiro cenário ela bate a ex-ministra Damares Alves e o senador Reguffe com tranquilidade. Flávia aparece com 32,9%, contra 13,5% de Damares e 13% de Reguffe. Na sequência aparecem Paulo Octávio (PSD), 9,4%, Rosilene Correa, 5,3%, e Paulo Roque (Novo), 1,6%.

Rejeição baixa

Quando Reguffe sai da disputa, a vantagem de Flávia Arruda aumenta para 34,7%, contra 14,4% de Damares e 10,6% de Paulo Octávio. Sem Damares e Reguffe, Flávia chega a 38,7%, contra 11,4% de Paulo Octávio, 7,8% de Paula Belmonte e 6% de Rosilene Correa. Chama atenção também a baixa rejeição de Flávia (9,9%) – Paulo Octávio é o mais rejeitado com 27,2%, seguido de Damares (18,5%) e Reguffe (10,3).

Bolsonaro na frente

A pesquisa Iveritas aponta ainda que no Distrito Federal o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem quase metade das intenções de voto, se a eleição fosse hoje. Na consulta estimulada, ele alcança 47,3% dos votos, contra 33,9% do ex-presidente Lula (PT). Ciro Gomes (PDT) vem em seguida com 5% e Simone Tebet tem (PMDB), 3,8%.

Lula: rejeição de 50%

O ex-presidente Lula, que lidera as consultas nacionais, tem uma rejeição de 50,3% do eleitorado do DF, contra 37,8% que rejeitam o presidente Jair Bolsonaro.

A prioridade de Arruda

O discurso do ex-governador José Roberto Arruda na inauguração do comitê do PL, na noite de segunda-feira, chamou a atenção pela clareza: ele não fará nenhum movimento que prejudique a campanha da mulher, Flávia, ao Senado. Arruda deixou claro que a candidatura vem sendo construída há muito tempo, com muito trabalho, e que fará tudo para que ela seja eleita. Ele quer concorrer, mas a prioridade é Flávia.

0 Comments

Leave a Comment