A senadora Leila Barros (Cidadania) voltou a defender a PEC 27/2021, de sua autoria, que transforma o IBGE, o Inep e o Ipea em instituições permanentes de Estado. A declaração da senadora ocorreu após a série de ameaças que o presidente Jair Bolsonaro fez aos diretores e ao presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres. Em live, Bolsonaro afirmou: “Eu pedi, extraoficialmente, o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de cinco anos. Queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento”, em tom de ameaça.

Leila Barros ressaltou a importância de a Anvisa ser uma agência de Estado e não de governo, algo que deveria se estender a outros órgãos.

A senadora argumenta que a medida assegurará autonomia funcional, técnica, administrativa, financeira, orçamentária e patrimonial às instituições.

A PEC proposta por Leila garantiria que o presidente e diretores dessas instituições tenham estabilidade no cargo enquanto durar o mandato.

“Evitar ingerência política e manipulação dos dados oficiais é uma forma de contribuir para que as políticas públicas sejam construídas com base em informações confiáveis”, completou a senadora.

A PEC atualmente está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

0 Comments

Leave a Comment