Com tantas obras já inauguradas e outras tantas a inaugurar, é inevitável a comparação entre o Governo Ibaneis Rocha e o Governo Joaquim Roriz. Ibaneis repete a pegada de Roriz tanto no atendimento às famílias pobres quanto no desenvolvimento das cidades do DF. Ambos têm muito a mostrar. A vantagem de Ibaneis é que ele, com mais de três anos pela frente, ainda pode fazer mais do que já fez.

Favelas e Cidades

Roriz transformou favelas em núcleos urbanos e fez deles nove promissoras regiões administrativas. Hoje, antigas favelas são cidades em pleno desenvolvimento social e econômico. Por promover essas grandes transformações, a classe média da direita conservadora e os intelectuais brasilienses de esquerda responsabilizaram Roriz pelo que rotularam de “favelização de Brasília”. Ibaneis também pode ser “culpado” por transformar áreas ocupadas por famílias pobres – como Sol Nascente-Pôr do Sol, Arapoanga e Água Quente em cidades.

Grandes obras

Assim como Roriz, Ibaneis também vem realizando grandes obras de infraestrutura e mobilidade urbana. Roriz construiu o Metrô e a Ponte JK. Ibaneis não ficou para trás. O Complexo Viário Saída Norte, o Túnel Rei Pelé em Taguatinga, os viadutos do Riacho Fundo e do Recanto das Emas são algumas das obras que levam a marca do Governo Ibaneis.

Sem saudades

Para Ibaneis é bom que seu governo seja igualado ao de Roriz. Ruim seria se fosse nivelado ao de governadores que muito pouco fizeram pelo DF. No alto dessa galeria aparecem os ex-governadores Cristovam Buarque (então PT), José Roberto Arruda (PFL – cassado após 2 anos de governo), Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB). Esses saíram do Palácio do Buriti sem deixar saudades.

0 Comments

Leave a Comment