Os senadores do Distrito Federal, Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (Cidadania) e Reguffe (Podemos) estão entre os menos transparentes da Casa Legislativa. É o que aponta o ranking do Radar do Congresso, promovido pelo site Congresso em Foco.

Atualizado neste mês, o ranking mostra que os três parlamentares têm nota 1 de transparência, no ranking de 0 a 5. O senador com mais alto nível de transparência é Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), com nota 5.

Segundo o Congresso em Foco, o trabalho leva em conta 11 indicadores de transparência digital e começou a ser feito em 2020. O indicador leva em conta informações como se o parlamentar divulga sua agenda de compromissos, se justifica gastos cobertos pela cota parlamentar, se publica o nome dos servidores lotados e a remuneração deles e também se possuem sites e redes sociais e as mantém ativas.

No caso de Izalci Lucas, o site ainda mostra que o senador responde a quatro processos, todos por peculato.

Outro fator mostrado é o nível de alinhamento com o governo nas votações. Neste caso, o ranking de governismo ficou assim: Izalci (89%), Leila Barros (70%) e Reguffe (67%).

O ranking e os critérios podem ser vistos no site do Congresso em Foco [https://radar.congressoemfoco.com.br/transparencia/senado]

0 Comments

Leave a Comment