Ibaneis e Flávia, cada vez mais unidos

​Quem apostar no rompimento do governador Ibaneis Rocha com a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, vai dar com os burros n’água. O compromisso de caminharem juntos na próxima eleição está mais forte do que nunca, não apenas por laços de amizade cada vez mais próximos, mas principalmente por ações conjuntas em benefício da população do DF. Mesmo em viagem para Portugal, onde participa de um seminário político-jurídico, a ministra tem mantido contatos com o governador.

Objetivo comum é Vicente Pires

​Depois de tantas conquistas para o DF, Ibaneis e Flávia estão unidos para resolver um problema de mais de 60 anos: a titularização definitiva das terras da antiga Colônia Agrícola Vicente Pires. Algumas quadras daquela Região Administrativa ainda estão de posse da União e têm de ser transferidas para a Terracap, para que possa ser feita a negociação com os atuais ocupantes. A ministra Flávia disse que antes mesmo de voltar vai se empenhar para resolver a questão.

Pesquisa mostra força da união

​Ademais, uma recente pesquisa qualitativa que chegou às mãos dos dois políticos mostra que, juntos, eles são praticamente imbatíveis. Ibaneis tem uma gestão reconhecida pela população, embora com problemas pontuais – os pontos fracos são saúde e falta de empregos, que são os mesmos de todos os Estados brasileiros. Flávia ainda enfrenta uma rejeição por causa do sobrenome Arruda, notadamente nas classes de maior escolaridade, mas cada vez mais é reconhecida pelas próprias ações.

Mais profissionais na saúde

​O empenho do GDF para melhorar a saúde parece não ter limites. Com as novas UPAs, UBSs, a ampliação dos hospitais de Brazlândia e Planaltina (que vão dobrar de tamanho) e a construção do Hospital Oncológico, passos importantes estão sendo dados. Agora, a preocupação é com o pessoal. Depois de contratar cerca de oito mil profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos, um novo concurso público vai abrir mais quatro mil vagas.

Trabalho retomado

​Os estudos para a publicação do edital estão sendo finalizados. Além de suprir vagas deixadas por aposentadorias, falecimentos e desligamentos, os novos profissionais devem ampliar paulatinamente a força de trabalho. A ideia do governador Ibaneis Rocha é retomar o trabalho iniciado antes da pandemia de covid-19, que exigiu esforços em outras áreas e interrompeu o que estava sendo planejado.

PT: entre o passado…

O ex-deputado distrital Geraldo Magela é um dos candidatos a governador do DF pelo PT. Quer se apresentar ao eleitor como ex-Secretário de Habitação do governo Agnelo Queiroz. Melhor não…

… e o futuro incerto

​Ele enfrenta Rosilene Correa, atual diretora do Sindicato dos Professores, pela preferência dos petistas. Ela se apresenta ao eleitor como uma cara nova no cenário político. E mais nada…

Creches para 11 mil crianças

O governador Ibaneis Rocha afirmou que o governo já reduziu a fila por uma creche pública em cerca de 50% desde que assumiu. Mesmo com os atrasos provocados pela pandemia, o governo construiu novas estruturas, fez convênios com entidades privadas e religiosas e criou o cartão creche. Foram criadas 11 mil novas vagas para crianças, mas segundo o governante o trabalho vai continuar para continuar reduzindo a fila.

Qual a alternativa correta?

Se as pessoas estranharam o fato de deputados federais da esquerda – como os brasilienses Erica Kokay Israel Batista – terem votado contra o Auxílio Brasil, programa social do governo Bolsonaro, imagine o que pensar de uma deputada como Paula Belmonte, que é unha-e-carne com o presidente… Incoerência? Traição? Desprezo?

0 Comments

Leave a Comment